quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ceará bate recordes negativos com a dengue

Cerca de 94,5% dos municípios do Ceará têm registro de transmissão de dengue este ano. O percentual é recorde absoluto desde que a doença foi confirmada pela primeira vez em território cearense, há mais de 20 anos.

Dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) apontam que o Ceará registra este ano 44.483 casos de dengue - terceiro maior índice de história. O número tente a crescer e registrar novos recordes. Em 1994, ano em que mais houve casos, aconteceram 47.789 casos. Outro dado grave é o número de mortes: 55 óbitos - também recorde.

Este ano o Ceará registra transmissão de dengue em 174 de seus 184 municípios. No ano passado a doença havia sido transmitida em 125 cidades. As estatísticas são da própria Sesa, segundo boletim semanal.

Dez municípios

As cidades onde ainda não foram registrados casos de dengue, oficialmente, são Apuiarés, Alcântaras, Meruoca, Pires Ferreira, Cruz, Carnaubal, Irapuan Ribeiro, Abaiara, Granjeiro e Mucambo.

Fiscalização

A Sesa, por meio de sua assessoria de imprensa, reconhece que a falta de confirmação em alguns municípios pode acontecer porque não haveria falhas na fiscalização ou, ainda, em virtude de o trabalho ser complicado por dificuldade de acesso aos locais.

Risco

De acordo ainda com a Sesa, 24,5% dos 184 municípios do Ceará apresentam risco "muito alto" para ocorrência de dengue. São 45 municípios, concentrados no Noroeste e no Sertão Cearense.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário