sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Profetas das chuvas preveem inverno rigoroso

Quixadá. Cientistas populares de todo o Estado se reúnem neste município do Sertão Central, amanhã, para divulgar seus prognósticos sobre a quadra invernosa deste ano. O XIV Encontro dos Profetas da Chuva ocorre neste sábado no antigo Clube dos Agrônomos, no entorno do Açude do Cedro. Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, João Soares, são esperados, no mínimo, 30 profetas e dezenas de convidados. Ontem, alguns deles anteciparam, com exclusividade, para o Diário do Nordeste, as suas previsões.

Responsáveis pelo maior número de acertos na última década, Chico Leiteiro, Paulo Costa e Antônio Lima tem praticamente as mesmas previsões para o inverno deste ano. Deve chover muito. No levantamento efetuado pela reportagem, o trio tem percentual de acerto, avaliado o quadro geral no Ceará, superior a 80%. No segundo sábado de janeiro de 2009, Francisco Quintino dos Santos, o Chico Leito, previu diante do público inundações no Estado. Fato que se confirmou em muitos municípios cearense no Interior.

Leiteiro observa as "carregações" do tempo, as plantas, abelhas para fazer seu prognóstico. Diz que, quando os inchuís ou colmeias de marimbondos, também conhecidos como capuxus ou vespas do papel, estão novinhos, no início do ano, é sinal de bom inverno. Associando essas observações ao movimento de outros isentos, do vento, das nuvens e dos astros, tira suas conclusões para o período invernoso a seguir. Ele começou a se familiarizar com esses sinais aos 11 anos de idade e, desde então, foi aumentando sua sensibilidade para os sinais da natureza.

Cantoria dos pássaros

Tendo no cupim seu principal parceiro na hora de prever a próxima estação chuvosa, Antônio Tavares da Silva - o Lima vem dos avós - também encontra na cantoria do sabiá, da cuã e da mãe-de-lua, motivo para animação. Para ele, as árvores também falam ou carregam suas ramagens de esperança para o lavrador. Afirma, categórico: "Se os homens são atingidos por inundações é porque não respeitam a natureza. Os pássaros tem como se proteger, ganharam asas para voar".

Um pouco mais alto observa Paulo Costa, o único com formação acadêmica no grupo de profetas populares e um dos participantes dos encontros da categoria desde a primeira edição, em 1997. Associando o movimento dos astros a numerologia, complementando seus estudos com um ritual místico herdado do avô, denominado por ele "Arca de Noé", em matéria de diagnóstico invernoso só perde para Chico Leiteiro. São apenas 3% a menos de percentual de acerto entre um e outro.

Aposentado, poeta popular por amor a arte dos versos, o profeta Erasmo Barreira tem como certa a chegada de inverno observando a árvore do juazeiro carregada e na casa do João-de-barro. Curiosamente, a natureza deu a esse pássaro o dom de construir seu ninho em forma de forno com a porta virada para o poente quando vem chuva, no nascente. No ano passado, ele expôs um ninho de João-de-barro ao público. Dessa vez pretende levar um bagaço de formigueiro, outra prova de chuvarada por vir. Aprendeu tudo com o pai, José Pergentino Barreira, que hoje completa 102 anos. No início, o poeta levava as previsões do pai para o Encontro. Chegou a receber o título de "Profeta de Procuração". Para ele a cerimônia que reúne os sábios populares é um dos momentos mais importantes já experimentados em sua vida.

Homenagens especiais

Na cerimônia de apresentação dos "mestres da chuva" um deles, João Ferreira de Lima, receberá uma homenagem especial, póstuma. Ele morreu no início do ano. Completaria 81 anos em abril próximo. Nas suas experiências o profeta popular, conhecido por sua seriedade, se baseava principalmente na barra de Natal. João Ferreira nasceu em Choró, quando o município ainda pertencia a Quixadá.

Além dele, o presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho, o diretor regional do Sebrae, Alci Porto, o secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Quixadá, Nascimento Marques, a presidenta da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, Sandra Venâncio, o radialista Jonas Sousa e o cantor Raimundo Fagner serão homenageados.

Fagner não poderá comparecer ao Encontro. Ele faz show no Rio. A comenda será entregue a um representante. João Soares e Helder Cortez, idealizadores e organizadores do evento, explicam: Ele tem uma identificação peculiar com a simplicidade sertaneja, procura na natureza os sinais da esperança.

(Fonte: Regional - DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário