quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Romaria de Canindé começa hoje


Com uma expectativa de público de dois milhões de devotos, começou na madrugada de hoje a Romaria de São Francisco das Chagas. Localizada a 126 quilômetros da Capital, a cidade recebe anualmente romeiros de diferentes partes do País e até do exterior para prestigiar a Festa do Padroeiro. A novidade deste ano está na programação sociocultural, com o show de abertura com a banda Roupa Nova, hoje, a partir das 20 horas. Sob a coordenação de frei João Amilton dos Santos, a festa tem duração de dez dias, com intensa programação religiosa e cultural. A multidão de fiéis, que cresce a cada ano, reflete a demonstração de fé e devoção ao padroeiro desta cidade. O município abriga o maior santuário franciscano das Américas.
Este ano, a Igreja Católica colocou como tema dos festejos "São Francisco há 800 anos promovendo a paz", numa forma de possibilitar entre os participantes das festividades uma reflexão sobre alto índice de violência contra o ser humano e demais vidas e de que forma o problema pode ser solucionado.
A festa sempre começa com o tradicional levantamento das bandeiras do Brasil, Canindé, São Francisco, Santa Clara e demais bairros da cidade. As comunidades da zona rural e de bairros de Canindé saíram em caminhada de seus locais de origem em direção ao Santuário de São Francisco. A abertura da romaria é presidida por frei João Amilton dos Santos e concelebrada pelos demais sacerdotes convidados para o evento. O grupo responsável pelo acolhimento das comunidades que chegam em caminhada é a Pastoral Missionária. A cidade já registra uma intensa movimentação. Os vendedores ambulantes que se instalaram na Praça Thomaz Barbosa demonstram otimismo quanto às vendas.
Os preparativos para a romaria já vem predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, sobretudo nas áreas religiosas. O Governo do Estado e a Prefeitura de Canindé estão presentes na festividades, com apoios diversos. Infra-estrutura dos dois poderes foi colocada à disposição da paróquia local.
A Festa de São Francisco das Chagas mistura-se às histórias de homens e mulheres que buscavam viver sua fé como terceiros franciscanos, pessoas que acompanhavam os frades em suas missões. Aponta para 251 anos a devoção ao santo nesta região do Ceará.
Os relatos históricos dizem que a partir do ano de 1758, os frades franciscanos da Província de Santo Antônio do Brasil, Manoel de Santa Maria, Bartolomeu dos Remédios, José Santana Firmo, junto com os terceiros franciscanos, propagaram na zona sertaneja de Canindé o culto a São Francisco das Chagas.
Na visão do ministro provincial, frei Marconi Lins, Canindé é a "Assis Brasileira", em referência à terra natal do santo. "Canindé não pode existir sem santuário e nem o santuário existe sem o povo dar o seu significado verdadeiro: lugar de encontro com Deus, de valorização da vida como dom sagrado, de fortalecimento da fé e, conseqüentemente, de compromisso com os valores do Evangelho tal qual viveu São Francisco no século XIII´´, explica frei Marconi Lins.
Frei João Amilton dos Santos lembra da grande perspectiva da celebração dos 800 anos da fundação da Ordem dos Frades Menores que será este ano. "Nessa grande celebração queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante do Evangelho segundo a forma observada e proposta por São Francisco, ou seja, ousando viver o Evangelho", destaca o religioso.
A programação da Festa de São Francisco de Canindé tem horários permanentes mantidos em cada dia dos festejos. A abertura oficial começa hoje, mas a partir da primeira novena, a se realizar amanhã, a Igreja Católica considera os dez dias de festa. Nesta quinta-feira, às 18 horas, acontece a procissão com o painel de São Francisco saindo da Basílica. O roteiro da caminhada inclui as ruas Aristides Rabelo, José Veloso, Joaquim Custodio, Romeu Martins, João Pinto Damasceno e Basílica. De 25 de setembro a 3 de outubro, sempre às 17h30, acontece a procissão com o painel de São Francisco, saindo da Basílica e passando pelas ruas Gervásio Martins, Avenida Francisco Campos e retorno à Praça dos Romeiros. No dia 4 de outubro acontece a missa de encerramento, às 17 horas, na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes transmitida pela Rede Vida, seguida de procissão com a imagem de São Francisquinho pelas principais ruas da cidade. Logo em seguida acontecerá na Praça dos Romeiros, às 20h, show com o cantor Zé Ramalho.
Todos os dias acontecem missas na Basílica, Praça da Gruta, Igrejas do Monte e das Dores, em diferentes horários para atender às demandas.

Mais informações
Santuário de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica
(85) 3343.0774/ 0017
(Fonte: Diário do Nordeste On Line)

Um comentário:

  1. Tomara que a festa seja um sucesso. Que Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir