quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bacias Hidrográficas do Ceará apresentam volume confortável de armazenamento, mas Canindé poderá racionar água

Das 12 Bacias Hidrográficas monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, onde estão localizados 138 açudes cearenses, apenas uma apresenta volume abaixo de 50%. A Bacia Hidrográfica que apresenta maior volume até esta quarta-feira (02) é a Bacia do Alto Jaguaribe, que atende os municípios de Arneiroz, Aiuaba, Assaré, Antonina do Norte, Quixelô, Tauá, Cariús, Orós, Parambu, Potengi, Campos Sales, Acopiara, Catarina, Iguatu e Altaneira. A Bacia está com 96,76% da sua capacidade total, índice maior do que o apresentado no início do ano(89,61%). Atualmente a bacia apresenta um volume de 2.512.381.305m3.

Outras seis bacias hidrográficas apresentam volume acima de 60%, dentre elas a Bacia Metropolitana, que apresenta atualmente um volume de 792.432.512m3 (setecentos e noventa e dois milhões, quatrocentos e trinta e dois mil e quinhentos e doze metros cúbicos). A Bacia atende e beneficia cerca de 3,5 milhões de habitantes, 90% das indústrias e o Complexo Portuário do Pecém.
Apesar da diferença apresentada entre os volumes armazenados, os técnicos da Companhia da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos garantem a segurança hídrica para consumo humano, industrial e de outros usos.


Apesar dos números, em geral, serem satisfatórios para o estado a cidade de Canindé poderá racionar água por conta da estiagem. De acordo com o vereador Heitor Pessoa, ex-presidente do SAAE, os açudes que abastecem a cidade estão apenas com 20% da capacidade total de armazenamento. Ainda segundo ele, se não chover nas próximas semanas será necessário fazer racionamento. Heitor também explicou que quem for pego desperdiçando água, poderá ser multado.

Com informações do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário