quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Poluição Sonora é o mais novo alvo da polícia

A algum tempo foi proibido aqui em Canindé o uso de paredões de som nas praças e em outros lugares e até deu certo. Depois de um certo tempo tudo voltou como era antes já prometendo voltar. Esse assunto já está gerando novamente uma grande polêmica na cidade. Segundo o Comandante do Ronda do Quarteirão em Canindé, Capitão Cavalcante, os policiais além de combater o crime propriamente dito também irão combater a poluição sonora em toda a cidade. Capitão Cavalcante diz que primeiro será feito um trabalho de concientização e orientação para num segudno momento a Lei possa ser aplicada.
Os Policiais que irão fazer a fiscalização estão se orientando na Lei Estadual 13.711 de 20 de Dezembro de 2005 que estabelece medidas de combate a poluição sonora gerada por estabelecimentos comerciais e por veículos no Estado do Ceará. Em seu artigo 1º a Lei diz o seguinte; Ficam expressamente proibidos, no Estado do Ceará, independente da medição de nível sonoro, utilizar quaisquer sistemas e fontes de som. Os estabelecimentos comerciais, com a finalidade de fazer propaganda publicitária e/ou divulgação de produtos ou serviços; Os carros de som, volantes ou assemelhados em vias públicas; os veículos particulares, em vias públicas, com volume que se faça audível fora do recinto destes veículos; Não estão sujeitos as proibições nesta lei os sons produzidos durante o período de propaganda eleitoral; os sons produzidos por sirenes e assemelhados utilizados nas viaturas; os sons propagados em eventos religiosos, populares e integrantes do calendário turístico e cultural do Estado do Ceará.
A grande preocupação é com a Festa de São Francisco, que já se aproxima, trazendo além dos romeiros muitos camelôs com seus suas caixas amplificadas, o que gera muito desconforto em muitas pessoas. Esperamos que a fiscalização oriente os visitantes sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário