domingo, 25 de setembro de 2011

Tempo de cumprir promessas

Os gritos de viva e os cânticos religiosos romperam o habitual silêncio da madrugada. Em Canindé, na madrugada de sábado, não se conseguiu dormir, só agradecer. Era o início da festa de São Francisco das Chagas, realizada todos os anos, na cidade. Os festejos prosseguem até dia 4. Durante toda a madrugada, fiéis, vindos de perto ou de longe, se achegavam, aos poucos, na praça do Santuário de São Francisco, para render homenagens ao santo, relembrar as graças alcançadas e cumprir promessas atendidas.


O hasteamento das bandeiras do Brasil, de Canindé e de São Francisco, a colorida queima de fogos e a celebração eucarística, às 4 da manhã, deram, oficialmente, início aos festejos. Francisca Socorro Mendes Gomes, 21, andou 18 quilômetros para participar, pela oitava vez, desse momento de agradecimento. Ela saiu a pé, de Ipueiras dos Gomes, comunidade que fica entre Caridade e Canindé, com um grupo de romeiros, que costuma ir aos festejos anualmente. “A gente relembra tudo que São Francisco já fez por nós. É gratidão”, diz ela.


Uma das graças alcançadas foi a cirurgia de estrabismo. Além das orações respondidas, ela se sente abençoada por ter nascido no mesmo dia dedicado ao santo, 4 de outubro, e carregar o nome dele. “É um privilégio”. Caio, de 10 anos, não leva o nome de São Francisco, mas segundo a mãe, Célia Soares, 50, o menino é muito abençoado por ele. Eles moram em Canindé e não perdem um ano sequer a celebração de abertura. “Ele já ficou doente muitas vezes. São Francisco é quem ajuda. Tenho muito que agradecer”, aponta para a medalha do santo no pescoço.


Durante a missa, o pequeno acompanhava a devoção, filmando com o celular e respondendo às orações. Agarrada a uma imagem, ainda enrolada em jornal, Maria Rocha da Silva, 48, prestava atenção às palavras que exaltavam São Francisco. Ela foi de Novo Oriente, região dos Inhamuns, até Canindé, de pau de arara, só agradecer ao santo, na celebração de abertura. “Já já vou embora. Só vim agradecer a recuperação do meu filho que sofreu acidente de moto”. Ela entrou de joelhos no Santuário e ofertou R$ 10.


Meio ambiente
Além de ressaltar a gratidão a Deus e a São Francisco, durante a homilia, o pároco do Santuário, frei João Amilton dos Santos, celebrante da missa de abertura, destacou a importância de preservar a natureza. Como o tema dos festejos este ano é “São Francisco - profeta da vida e defensor da criação”, o frei chamou os fiéis a preservarem a criação de Deus, como São Francisco fez. O santo, pela tradição católica, é conhecido como protetor dos animais. “Vamos nos dedicar para que a natureza não morra. Se ela morre, morremos também”.

Em Canindé, as comemorações continuam.

Quando: Neste domingo, tem início a novena (nove dias de orações), às 18 horas, na Praça dos Romeiros. A missa de encerramento será celebrada no dia 4 de outubro, às 16 horas, na Praça da Gruta. Após a missa, show da cantora Alcione, na Praça dos Romeiros, encerrará os festejos.

Pela TV: A missa de encerramento será transmitida pelo canal católico Rede Vida (Canal 46 da TV aberta em Fortaleza; Canal 24 da NET Fortaleza; Canal 20 da SKY).

Outras informações: (85) 3343 0047 e www.santuariodecaninde.como

(Fonte: O Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário