
Segundo o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, a realização anual do comboio de carretas é uma promessa feita por seus pais quando moravam na cidade de Massapé, na zona norte do Ceará, no ano de 1967.
Segundo ele, o casal e seus seguidores, viajando em jumentos sem conforto e segurança, gastavam oito dias de viagem até Canindé, para agradecerem às graças alcançadas por meio de São Francisco de Canindé.
´´Depois que fui embora para o Maranhão, onde moro há 42 anos, resolvi manter viva essa tradição e hoje, graças a São Francisco e Deus, estou completando a minha 42ª viagem à essa terra santa´´, afirma Chiquinho do Codó.
Os romeiros do Maranhão foram anfitrionados pelo pároco da cidade, frei João Amilton dos Santos, e o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, às 7h, no Distrito de Caiçara. Após a bênção dada por frei João Amilton dos Santos, os veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico que leva o cantor e compositor Manoel Messias. Ele interpreta vários hinos em louvor a São Francisco. O patrulhamento da Companhia de Policiamento Rodoviário e da Guarda Municipal garantem a segurança do percurso de louvação.
Ao chegarem ao santuário, os romeiros seguem para o Centro de Apoio ao Adolescente e a Criança (Caic), que foi cedido pela Prefeitura de Canindé. Segundo o secretário de Turismo, Plínio Gomes, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou que todos os prédios públicos do Município fossem colocados à disposição da romaria este ano.
Plantão policial
Para evitar que os romeiros sofram assaltos, a Polícia Militar dará plantão 24 horas no local, bem como a cavalaria que fará ronda nas áreas vizinhas. Na opinião do pároco, frei João Amilton, a festa deste ano melhorou na qualidade no que se refere à organização, aos serviços de saúde e à segurança dos romeiros visitantes.
Os 2.500 fieis ficarão na cidade por dois dias, quando retornam para sua cidade de origem. Toda viagem de ida e volta é financiada pelo empresário.
´´É um compromisso que tenho com meus pais e irei cumprir até quando puder. Esses romeiros ficam felizes e isso me deixa feliz também. Estar em Canindé é estar em um lugar inexplicável, onde só acontecem coisas boas´´, afirma Chiquinho do Codó.
O prefeito Cláudio Pessoa disse que os romeiros receberão todo apoio do Município. ´´Eles estão em casa. Até a chave da cidade será entregue a eles´´, afirmou o gestor.
Programação de fé
Muitas demonstrações de fé e emoção franciscana podem ser vistas nas ruas de Canindé neste período do ano. A programação da Festa do Padroeiro é intensa, em diversos horários, o que possibilita a participação dos mais variados perfis de romeiros. São missas, novenas, confissões, veneração ao santo.
Neste ano, a festa traz como tema: ´´São Francisco, há 800 anos promovendo a paz´´. A Igreja Católica vem prestando uma série de homenagens a vários segmentos da região.
Encenações teatrais sobre o carisma franciscano acontecem até hoje, em espetáculo feito por integrantes da Pastoral da Juventude, no Espaço Cultural frei Venâncio Willeke.
(Fonte: Diário do Nordeste Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário