
Primeiro presidente americano de origem africana, Obama foi escolhido por seus esforços na redução dos estoques de armas nucleares e por reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio.
(Fonte: UOL)
(Fonte: UOL)
A prova do concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT) será realizada neste domingo (11), em Fortaleza. Os mais de 77 mil candidatos inscritos concorrem a 159 vagas, distribuídas em vários cargos. Para dar um forçinha em que está se preparando para esse importante desafio, o blog Concursos do O POVO preparou, com a ajuda do colégio Tiradentes Concursos, uma série de dicas para você, concurseiro. Confira:
SOBRE A ORGANIZADORA
> A FCC costuma exigir do candidato todo o conteúdo programático do concurso. Entre as facilidades para o candidato está o fato da prova vir organizada por disciplina.
CUIDADOS PESSOAIS
> Procure esquecer todos os pensamentos e emoções negativas. Confie em si próprio e não dê ouvidos às vozes que convidam ao fracasso ou
à acomodação. Mantenha-se tranquilo e, certamente, os bons ventos do sucesso lhe soprarão benfazejos.
> Seja pontual e, se possível, chegue com antecedência ao local da prova munido de tudo aquilo de que necessitará para resolver a prova, inclusive os documentos de identificação.
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
> Tenha bem definido o tempo de que dispõe para solucionar a prova
> Procure realizar uma leitura superficial de toda a prova antes de meter iniciar à tarefa de resolver questões. À medida que você for lendo, seu cérebro lembrará o assunto com maior facilidade.
> Nessa leitura preliminar da prova, faça a triagem das questões, dando a elas os status de fáceis, médias, difíceis ou muito difíceis. As questões difíceis são aquelas que, embora exijam um esforço maior de sua parte, você poderá chegar à solução. As muito difíceis são aquelas que, previamente, você já sabe que não conseguirá resolvê-la por completo desconhecimento do assunto.
> Enfim, o aconselhável é iniciar a prova resolvendo as questões fáceis de cada disciplina. Passe então para as difíceis e, se sobrar tempo, dedique-se àquelas cujo grau de complexidade é maior.
> Tenha atenção especial às pegadinhas escondidas sob palavras incomuns ou dúbias.
(Fonte: O Povo Online)
Neste dia 10 de outubro de 2009, é comemorado o dia mundial da saúde mental, e por este motivo gostaríamos de apresentar de maneira breve e sucinta o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Canindé, ao longo de seus 16 anos de funcionamento.
Os CAPS surgiram com a intenção de acolher e dar atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território. Desta forma, em meados do ano de 1993, a cidade de Canindé foi agraciada com o segundo CAPS do Estado do Ceará, colocando-nos como um dos municípios pioneiros no atendimento em Saúde Mental.
Tendo como entidade mantenedora a Paróquia de Canindé, por meio da Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé, a necessidade de tal instituição surgiu a partir de pesquisas realizadas nos municípios de nossa região que apontaram, na época, a existência de 70 pessoas que apresentavam algum tipo de doença mental com comprometimento grave e/ou severo. Desde então, milhares de pessoas obtiveram acesso a profissionais das seguintes áreas: Psiquiatria, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Enfermagem.
Atualmente são atendidos pelo CAPS de Canindé os seguintes municípios: Canindé, Caridade, Boa Viagem, Madalena, Paramoti e Itatira.
Nosso sistema de arquivo possui 5.299 pacientes com prontuário aberto, sendo que, em média por mês, passam pelos consultórios do CAPS, 458 pessoas, estando excluídos desses números os casos de urgência e emergência, o atendimento a essas pessoas gera aproximadamente 2.046 procedimentos em convênio com o SUS e 834 procedimentos filantrópicos. Entre café da manhã e almoço são distribuídas aos pacientes em média 2400 refeições por mês.
Diversas foram as lutas e dificuldades enfrentadas nesta trajetória, porém, sempre contando com o apoio da comunidade em suas iniciativas, a Direção do Hospital Regional São Francisco de Canindé e sua equipe de profissionais do CAPS, sentem-se plenamente gratificados pelo êxito alcançado em suas iniciativas ao longo desses 16 anos, proporcionando um espaço aberto de saúde comunitária, em que todos os que dele necessitem possam encontrar uma saída para seus problemas emocionais.
Vale lembrar que no dia 14 de outubro de 2009, o CAPS de Canindé realizará evento em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, com a promoção de palestra e atividades de informação sobre o assunto.
(Na foto acima estão os Pacientes do Grupo de Terapia Ocupacional).
Agradecimento Especial:
Daniel Bertolazzi Uchoa - Psicólogo – CAPS-Canindé
O G-20: preocupações com a economia mundial e o fundamentalismo do Irã.
Nos dias 24 e 25 de setembro ocorreu a reunião das maiores economias do mundo para estabelecerem metas em relação aos rumos da economia mundial. Também estiveram no epicentro da questão debates sobre a política ambiental e novas proposições em favor de um crescimento sustentável.
O resultado do encontro do G-20, em Pittsburgh, foi uma mudança de espectro em relação aos controladores da politica econômica mundial. Dentre os países que reivindicavam essa mudança, destacam-se as potências emergentes, Brasil, Índia e China. Pelo que foi decido na cúpula, a agremiação que congrega o G-20 (Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, EUA, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão,México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Européia) agora passa a compor de mecanismos para que se constituir como uma coordenadora global de políticas econômicas, permitindo que os países membros se fiscalizem mutuamente para que sejam cumpridas as metas determinadas. O G-20, economicamente, substitui a agremiação G8(as setes potências mais ricas do mundo mais a Rússia), todavia o G8 terá grande importância em temas relativos relacionados à segurança internacional.
Se o G8 encarregou-se de trabalhar na perspectiva da segurança internacional, seus membros terão grande trabalho, pois vem crescendo uma grande ameaça consubstanciada no anti-semita presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.
O Irã dá provas claras de que sua política é voltada para a destruição de países declarados inimigos. Logo após a reunião do G20, o Irã realizou testes satisfatórios de mísseis de médio alcance. Isso é uma demonstração simbólica do poder de fogo desse país, que se torna uma ameaça à comunidade internacional.
Essa história de que o Irã tem fins pacíficos ao trabalhar com energia nuclear é conversa para boi dormir. França, Estados Unidos e Reino Unido acusam o presidente de estar construindo uma segunda usina nuclear em Qom, que tem plena capacidade de produzir uma bomba atômica.
A história já deu provas do quanto pode ser perigoso negligenciar uma nação que se militariza. Ou será que França e Inglaterra esqueceram que foram incompetentes em bloquear o crescimento da Alemanha nazista, encabeçada por Hitler? A não-intervenção das principais potências responsáveis pela paz deu margem ao desenvolvimento do “ovo da serpente” deixando o réptil nazista crescer, militarizar-se e destruir milhares de vidas. O mesmo exemplo não pode ser seguido pelo Irã.
Mahmoud Ahmadinejad é um fundamentalista, não tens fins pacíficos, cita que nunca houve o Holocausto e declaradamente é um anti-semita. Além de tudo, ainda é um terrorista, sustenta o terrorismo internacional apoiando tanto o Herzbollah quanto o Hamas. Ele pensa que nem um guerrilheiro: se puder matar seus inimigos, ele mata, sem dó, nem piedade e ainda alega uma causa justa.
O governo brasileiro, ridiculamente, apóia a política nuclear do terrorista presidente iraniano. Segundo Lula, a política do seu mais novo amigo se limita a questões pacíficas. As amizades de Lula estão se internacionalizando, e pelo visto piorando. Lula se destaca pela primazia de ter declarado a legitimidade das eleições irregulares que colocaram no poder o terrorista do Irã.
O Brasil, como membro assinante do Tratado de Não-proliferação de armas nucleares, assinado em 1968, deve ter como diretrizes repudiar o programa de fabricação de energia nuclear encabeçado pelo Irã. Alguém tem que avisar ao Lula de que o seu mais novo amigo é uma ameaça à civilização e de que o Brasil, como signatário do tratado, tem como missão combater diplomaticamente qualquer intenção de alguma nação provocar um genocídio pelo mundo, projeto esse encabeçado pelo presidente do Irã.
(Site Comunique-se)
O condutor de trânsito que for autuado pelo Detran nas blitze da Lei Seca e tiver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, terá que esperar o prazo de 15 dias para recuperar o documento. Anteriormente, o condutor poderia receber a CNH no prazo de 48 horas úteis, após a data do recolhimento. Mas, desde o dia 1º de outubro o prazo mudou.
Segundo o superintendente do Detran, João Pupo, essa mudança foi aprovada pelo Conselho de Administração do Órgão, atendendo a uma decisão da Associação Nacional dos Detrans (AND), que, por sua vez, atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os dois colegiados consideram essa medida uma forma de padronizar os procedimentos em relação à Lei Seca. O prazo de 48 horas havia sido estabelecido pelo próprio Detran.
Com esse prazo, as equipes do Detran terão mais condições e tempo para abrir o processo administrativo, cujo procedimento permite que sua tramitação ocorra com maior celeridade, pois já estará adequadamente instruído.
(Fonte: Blog do Eliomar)
No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios.
Tentou, como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.
Suas revelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço de doentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente".
Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".
A Ordem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III e Francisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.
O trabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povo à fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos ao sacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento em Bolonha.
Um fato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles, tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foi sacerdote.
Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a se desenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, o número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive à Inglaterra.
Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".
Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.
Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte.