
Comente sobre o novo visual do Blog Canindé Agora.
Todas as provas para o curso técnico integrado de eventos serão aplicadas na EEEP Capelão Frei Orlando, das 9h às 13h. Estão inscritos 56 candidatos para 35 vagas. Clique no seu nome e imprima o seu cartão de identificação. |
Desde que assumiu, o prefeito Cláudio Pessoa tem se empenhado ao máximo para mudar a fórmula de fazer política pública na terra de São Francisco com transparência e credibilidade.
Com o slogan “construindo o progresso” tem trabalhando diuturnamente para carrear recursos para seu povo com obras de largo alcance social.
Nesta quinta feira, Cláudio anunciou um pacote de obras com valores acima de 5 milhões de reais oriundos dos Ministérios: Turismo, Das Cidades e do Esporte que beneficiarão diversas áreas do município.
Av. São Francisco
Com um arrojado projeto arquitetônico, a pavimentação da Av. São Francisco, foi a que causou maior impacto e alegria junto a população. A avenida começa no entroncamento da BR 020 indo até a praça Dr. Aramís no centro da cidade. No início da avenida será construído um arco de concreto e chapa de alumínio escovado com 7.80 m de altura, comprimento de 20.15 m, e uma siluêta de São Francisco em policarbonato compacto. Os calçadões da avenida receberão pedra portuguesa nas cores preto e branca com blocos de concreto na cor vermelha.
Saneamento, Esporte e Saúde
Cerca de 30 ruas da zona urbana serão pavimentadas, quadra de esporte no distrito de Iguaçú, revitalização da Praça Tomaz Barbosa no centro, construção de praça na comunidade de Bonitinho. Serão construídos também três postos de saúde sendo: um no bairro da Palestina, um no bairro Santa Luzia e outro no bairro Cachoeira da Pasta.
As obras anunciadas serão licitadas imediatamente e o prefeito Claudio Pessoa espera assinar as “ ordens de serviço “ antes do próximo dia primeiro de julho.
(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)
Os moradores da pequena localidade de Cachoeira/BR, no município de Itatira, no Sertão cearense, estão amedrontados com o fenômeno que vem acontecendo há nove dias envolvendo alunos da Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa. Muitos definem como paranormais os sintomas apresentados por estudantes, na maioria mulheres, que manifestaram descontrole emocional, desmaios, gritos e chegaram a se debater por três ocasiões em menos de 15 dias, inclusive na última quarta-feira, quando sacerdotes estiveram na escola, entre eles o padre Élio de Freitas, estudioso de parapsicologia.
Toda a localidade parou para acompanhar a reunião que durou o dia inteiro na escola, que está fechada desde a última sexta-feira quando pelo menos 16 adolescentes apresentaram os sintomas. Padre Élio, que é pároco da igreja de São Francisco de Assis, no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, foi ao município a convite do pároco da igreja de Nossa Senhora do Carmo, de Itatira, padre Abraão Correia. Na quarta-feira passada, foi só o padre Élio começar a falar e começou a se manifestar o fenômeno. Meninas desmaiando, gritando, debatendo-se, “como se estivessem em transe”, define uma mulher que estava na reunião e não quis se identificar. Ela disse que também chegou a passar mal vendo a cena.
Padre Élio, no entanto, pediu que não levassem as meninas para o hospital como vinha ocorrendo das vezes anteriores (últimos dias 2 e 4, quando foi celebrada uma missa na escola). “Foi um momento para conversar com eles (adolescentes) porque tinham dúvidas achando que era algo do além e não é ”, garante o padre Abraão. Como o padre Élio, ele descartou que se trate de fenômenos paranormais, mas disse que vai continuar acompanhando as meninas e rezando.
As declarações dos padres, no entanto, não chegaram a deixar os pais e os adolescentes tranquilos. “Eu senti uma forte dor no peito, desmaio e quando acordei, estava toda doída”, disse uma estudante de 12 anos que já teve os sintomas três vezes. Segundo ela, o mesmo sentem as demais colegas de escola com idades entre 11 e 16 anos. 25 delas já passaram pela situação e foram levadas aos hospitais de Canindé e Madalena.
Uma sugestão dada pelo padre Élio Freitas foi acatada pela Secretaria municipal da Educação. Foi iniciado, ontem, o acompanhamento das adolescentes, que estão em casa, por profissionais de saúde do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O secretário municipal da Educação, Antônio Inácio dos Santos, a diretora da Escola Eduardo Barbosa, Florência Barbosa, duas psicólogas e uma assistente social do Cras passaram a manhã visitando as adolescentes e familiares.
Segundo a assistente social (que não quis revelar o nome) trata-se de “um contágio psíquico”. Quando uma tem os sintomas, outras manifestam o mesmo. As adolescentes moram muito próximas e todas têm problemas familiares. Segundo o secretário, as alunas e o aluno que tiveram as manifestações vão continuar sendo acompanhados pela equipe do Cras. As aulas, segundo a diretora da Escola Eduardo Barbosa, Florência Barbosa, recomeçam na próxima segunda-feira.
E-Mais
> Quinhentos adolescentes e crianças estão matriculados na Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa, a maior da localidade de Cachoeira/BR que fica a 50 quilômetros da sede de Itatira. As salas são de primeiro ao nono ano do ensino fundamental pela manhã e à tarde. No período noturno,
estudam adolescentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
> Uma adolescente de 16 anos que estuda no período noturno foi a primeira a manifestar os sintomas como dores de cabeça, desmaios,
gritos e se debatendo. Há quem afirme que 33 estudantes já apresentaram alguns desses sintomas quando estão na escola, sendo apenas um
estudante do sexo masculino. Os alunos
foram levados para os hospitais dos municípios de Canindé e Madalena (que ficam próximos a Itatira).
> O padre Élio explicou ainda que as famílias dos adolescentes
Correu tudo bem no vestibular do campus de Canindé. 510 dos 634 candidatos compareceram à prova, realizada no dia 6 de junho
(Cláudia Monteiro - Assessoria de Comunicação - IFCE-Canindé) |
A escritora cearense Socorro Acioli vai responder pelo roteiro do filme “A Cabeça do santo”, inspirado no causo do santo da cidade de Caridade (Sertão de Canindé), cujo corpo segue no morro e a cabeça no chão. O argumento começou a ser escrito em 2006, quando ela foi selecionada para a oficina de roteiro com Gabriel García Márquez, em Cuba.
O roteiro já foi registrado nos Estados Unidos e a escritora encontra-se no Rio tratando do assunto com produtoras interessadas.
(Fonte: Blog do Eliomar)
O relator do caso, o ministro Hamilton Carvalhido, avaliou que a lei complementar não altera o processo eleitoral. Caso alterasse, ela deveria, obrigatoriamente, ter sido feita um ano antes do pleito.
A nova lei ficou publicamente conhecida como Lei da Ficha Limpa por prever que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.
A pauta da corte foi invertida para responder à consulta, feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sobre se a lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em 4 de junho já poderia entrar em vigor neste ano.
De acordo com a nova lei, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Antes, eram três anos. A norma alterou a Lei de Inelegibilidades.
Da proposta original, o texto foi flexibilizado na Câmara pelo relator, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que permitiu que o político condenado possa recorrer para tentar suspender a inelegibilidade e participar das eleições. O efeito suspensivo precisaria ser aprovado por um colegiado de juízes.
A corte eleitoral é composta por três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados escolhidos pelo STF e nomeados pelo presidente da República.
Histórico
O “ficha limpa” é uma proposta de iniciativa popular, apresentado à Câmara dos Deputados em setembro do ano passado, com mais de 1,6 milhão de assinaturas. A ação popular contou com apoio de várias entidades da sociedade civis, mobilizados MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).
(Fonte: Folha Online)
O PSDB cearense bateu o martelo e decidiu lançar candidatura própria ao governo do Estado. Após mais de quatro horas de reunião, realizada na noite desta quinta-feira (10), no escritório do senador Tasso Jereissati, com lideranças e parlamentares da sigla, essa foi a resolução anunciada pelo grupo.
O presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte, afirmou que agora o partido vai ouvir as bases para definir o nome para a disputa, e que a convenção será no final do mês. ”Não vamos apresentar um candidato contra Cid Gomes ou ninguém, mas a favor do Ceará. O PSDB fez gestões revolucionárias com os governos Tasso. O partido agora vai apresentar uma nova proposta para avançar nessas transformações”, disse Penaforte. Sobre o ex-governador, o presidente do PSDB afirma que a sigla está engajada na reeleição de Jereissati para o Senado.
Sobre a postura do PSDB na Assembleia Legislativa em relação ao governo Cid Gomes, do qual o PSDB fazia parte da base de apoio, Penaforte afirmou que não deverão acontecer grandes mudanças, pois o PSDB não faz oposição irresponsável, mas com elegância.
Segundo o ministro, o valor oferecido pelo governo, de 6,14%, contempla a elevação da inflação e aumento real de 2,5%. Ele ressaltou, no entanto, que a decisão de vetar ou não a MP está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O mais provável é que nós mantenhamos o que nós acertamos na negociação, que é um reajuste de 6,14%”, disse, em São Paulo. Paulo Bernardo destacou também que está “consumado” o veto do presidente ao fim do fator previdenciário, excluído da MP pelo Congresso.
Para conceder o reajuste de 6,14%, agora, o presidente Lula teria de editar nova MP, que precisaria ser analisada e votada pelos parlamentares. Paulo Bernardo disse que o governo está disposto a continuar negociando para que a aprovação da Regra 85/95 entre no lugar do fator previdenciário. “Nós temos a disposição manifesta do governo de negociar, já estava desde antes. Se o Congresso quiser fazer um acordo e votar (a regra) nesse mês de junho, ou votar no segundo semestre, nós vamos apoiar”.
Pela Regra 85/95, a aposentadoria terá o valor integral da ativa se a soma da idade e o tempo de contribuição for igual ou maior a 85 para as mulheres ou 95, para os homens. Nos dois casos, será necessário cumprir o tempo mínimo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de 35 anos para o homem e 30 para a mulher.
(Fonte: Agência Brasil)
Considerando que cumpre ao Poder Executivo reconhecer tal fato, o desespero pelo qual passam as famílias da zona rural vítimas da falta de chuvas no município, o iminente perigo prestes a ser deflagrado através de movimento classista movido pela fome, o prefeito Claudio Pessoa assinou nesta terça feira 08 de junho Decreto 019/ 2010 decretando estado de Emergência no município de Canindé.
De acordo com laudo feito pela EMATERCE, Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, MST, ONGS, CMDS o município de Canindé teve uma perda de safra na ordem 75,53 %.
Logo após o ato de assinatura do decreto, foi encaminhado ao Coronel Vasconcelos coordenador da Defesa Civil do Estado, toda documentação solicitada pelo órgão para o estado de emergência.
Como a prefeitura de Canindé tem cumprido rigorosamente o que lhe compete, resta agora esperar as ações dos governos, Estadual e Federal.
(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)
Mini-biografia – Secretária da Ação Social
[Maria Rosemary Cardoso Herculano] Pedagoga com Especializaçâo em Psicopedagogia Clinica e Institucional, pela Universidade Vale do Acaraú. Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Bolsista administrativa do Programa de Apoio Psicopedagógico – PAP que promove a inclusão social e acessibilidade dos estudantes da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Formação em Abordagem Centrada na Pessoa – ACP com Prof. Francisco Cavalcante Junior – PHD. Experiência em Plantão Psicológico e Psicoeducativo no Serviço de Psicologia Aplicada – SPA/UNIFOR. Foi assistente do Grupo de Pesquisa da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade – RELUS do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Participou da Comissão Organizadora do I e II Encontro de Inclusão Social e Acessibilidade da UNIFOR. Psicopedagoga do Centro de Apoio do Aprendiz – CAPAZ (2002 -2006), espaço criado para atender a demanda das Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas a fim de promover a sua inclusão na escola e na sociedade. Foi professora substituta da Universidade Vale do Acaraú, no curso de Especialização de Psicopedagogia Clinica e Institucional. Participou de seminários e congressos, apresentando trabalhos e como palestrante. Dedica-se há 28 anos às questões educacionais com passagem pela Prefeitura Municipal de Canindé e Pela Fundação Educar – Antigo MOBRAL, atuando como supervisora municipal, de área, estadual e assessora da coordenação de grupo de supervisores de área e estaduais. Há 08 anos adentrou a área da Inclusão Social desenvolvendo trabalhos que sustentem a saúde e bem-estar pessoal e coletivo e educação inclusiva atendendo pessoas com dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
A prefeitura de Canindé através das Secretarias de Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Paróquia e em parceria com o Colégio Menino Jesus, promoveu no último dia 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente ação ambiental na Praça de Assis.
Foram plantadas 200 árvores nativas das espécies: Ipê, Ingá, Anjico, Oitís, Pau Branco e Aroeira. O evento contou ainda com a participação de professores, alunos e a comunidade em geral. A Secretaria da Agricultura ainda dispõe de mais 100 mudas para uma próxima ação.
Conjuntamente as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, homenagearam a direção do Colégio Menino Jesus pela parceria nesta iniciativa.
(Chico Carlôto Da / Assessoria de Comunicação)
O Congresso Nacional concluiu no dia 19 de maio no Senado a aprovação do projeto, que torna inelegível candidato condenado em decisão colegiada por crimes contra a administração pública, o sistema financeiro, ilícitos eleitorais, de abuso de autoridade, prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formação de quadrilha.
De acordo com a lei, o candidato pode, no entanto, eventualmente apresentar recurso, com efeito suspensivo, contra uma decisão de segunda instância que o tenha condenado por algum crime que acarrete em inelegibilidade. Essa alternativa ocorreria apenas “em casos em que existam evidências insofismáveis de que os recursos possam vir a ser providos”.
O Ficha Limpa foi apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral com mais de 1,6 milhão de assinaturas. O texto final do projeto aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas na redação. Também há dúvidas se a lei sancionada na sexta-feira já valerá para as próximas eleições. As divergências devem ser resolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
(Fonte: Blog do Eliomar)
Diminui o Problema | 13 (20%) |
Melhora a Situação | 25 (39%) |
Piora a Situação | 2 (3%) |
Não resolve nada | 23 (36%) |
Enquete Realizada Pelo Blog Canindé Ágora.
A Secretaria da Educação Infantil e Fundamental adquiriu 1.000 novas carteiras para as escolas da rede municipal de ensino da sede. As carteiras foram distribuídas nas Escolas Carlos Jereissati (Polo 03), Joaquim Magalhães (Polo 04 – São Mateus) e José Ivan Magalhães Monteiro (Polo 6.1 – Conjunto Habitacional).
Segundo o secretário da educação Linderval de Moura Sousa, as carteiras de todas as escolas da sede serão substituídas por carteiras novas, padronizadas na cor azul. O objetivo da substituição é garantir a segurança e o conforto dos alunos, conforme determinação do prefeito Cláudio Pessoa, pois muitas carteiras tinham mais de 10 anos de uso. Segundo ainda Linderval Moura, até o final de junho deste ano serão entregues mais 2.000 carteiras.
(Clara Maria Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)
Confronto PT X PSDB deve ocorrer só em sete Estados
O PSDB e PT protagonizam confrontos pela Presidência da República há 16 anos. Nos Estados, porém, a realidade é outra. As conveniências e alianças regionais pesam e fazem com que os partidos deixem de se enfrentar de forma direta. Em 2010, de acordo com levantamento feito pelo IG, deve ocorrer o menor número de disputas polarizadas desde 1998. A depender do final das negociações em Minas Gerais, a previsão é de que ocorram apenas seis confrontos diretos nos Estados. Haverá sete se o PT insistir na manutenção da candidatura de Fernando Pimentel ao governo mineiro, descumprindo a determinação da cúpula nacional petista de apoiar Helio Costa (PMDB).
Nas demais 26 unidades da federação, os confrontos diretos deverão se restringir a Acre, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantis. A eleição de 1998 é a que mais se aproxima da deste ano. Naquela oportunidade, PSDB e PT se enfrentaram em apenas sete estados. O confronto direto entre petistas e tucanos foi reduzido por conta da estratégia para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. O PSDB abriu mão de disputar governos estaduais para apoiar candidatos de partidos aliados como PFL (atual DEM). Em outros, FHC teve dois candidatos.
Este ano, o PT adota estratégia similar para eleger Dilma Rousseff (PT). Em Minas, a cúpula do partido força a aliança com o PMDB -aliado nacional que deverá indicar Michel Temer como vice-presidente. Em outros Estados, como o Pará, Dilma deverá ter palanque duplo. Em 2002, quando vigorou a verticalização das coligações (determinação da Justiça Eleitoral para que os partidos reproduzissem nos Estados as alianças nacionais), o número de confrontos diretos PT X PSDB ficou em nove. Quatro anos depois, com o fim da verticalização, houve 10 embates.
(Fonte:Portal IG e Blog do Eliomar)