sexta-feira, 30 de abril de 2010
Concurso - Prazo de entrega de Títulos é prorrogado
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Policiais acusados pela morte do bandido "mel" são absolvidos em Júri Popular
Maior abrangência nos Programas Sociais
Em breve o CRAS da Palestina deverá funcionar em prédio próprio, visto que, já foi feita a licitação. A obra está orçada em 103 mil reais e recebe contra partida da prefeitura Municipal.
Mais 175 vagas estão sendo criadas para o Projovem Adolescente. Estas se somam as 585 já existentes. Este novo grupo deverá ter suas aulas iniciadas em junho/2010.
Foram adquiridos 10 novos computadores para dar suporte aos vários programas sociais. Estes computadores estarão abertos aos alunos pela manhã e tarde aumentando em muito a abrangência educacional. Vale salientar que estes alunos incluídos nos programas do projovem são oriundos das classes sociais mais carentes.
(Assessoria de Comunicação)
IPMC firma convênio com a CAIXA
Certificado Digital
O I P M C está fazendo o diferencial e está fornecendo certificado digital, dando assim, mais agilidade e segurança tanto nas consultas como na atualização dos cadastros.
Segundo a presidente Silvéria Santiago, a instituto tem procurado se modernizar o que possibilita prestar um bom serviços aos seus usuários.
(Assessoria de Comunicação)
CNH Popular em Canindé
Os candidatos aprovados nos exames acima citados farão curso de prática de direção nos dias 15, 16, 22 e 23 de maio de 2010, em auto-escolas habilitadas junto ao DETRAN.
As pessoas que não estão incluídas no programa da Carteira Nacional de Habilitação Popular, e que desejarem se submeter aos exames desta comissão, poderão pagar as taxas e realizarem normalmente suas provas.
Segundo o Tenente Rubens Nogueira, a prefeitura de Canindé através da Guarda Municipal está dando apoio logístico para a realização desta importante ação.
(Assessoria de Comunicação)
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Paralisação em cidades do Interior
Com pouco mais de 180 mil habitantes, Sobral foi o primeiro Município fora da Região Metropolitana de Fortaleza a receber o Ronda do Quarteirão, que foi distribuído em 10 áreas e a tropa e composta por 90 policiais militares.
Na tarde de ontem todos resolveram seguir a estratégia iniciada na Capital e pararam todas as viaturas modelo Hilux, com a mesma alegação de que os veículos não possuem a documentação original, bem como (eles, PMs) não foram treinados para guiar veículos desse porte, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige que os guiadores tenham passado pelo Curso de Direção de Veículos de Emergência.
"Nenhum dos policiais lotados no programa em Sobral possui tal habilitação. Mas a segurança da população estará garantida só que outra forma. O policiamento está sendo feito a pé, com concentração nas principais praças da cidade", disse o advogado Lintor Torquato, que acompanhava os PMs. O comando do programa em Sobral não quis se manifestar. Já o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Gilvandro Oliveira, informou à Reportagem, por telefone, por volta das 22h30, que a informação não tinha fundamento. ´Aqui, a situação está tranquila. Em momento algum houve paralisação. O policiamento está sendo feito normalmente´, garantiu o oficial.
Canindé
Também houve registro de paralisação do serviço de patrulhamento na cidade de Canindé (a 97Km de Fortaleza), um dos Municípios do Interior que, por ter população superior a 100 mil habitantes, foi contemplado com o programa Ronda do Quarteirão pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Ali, o trabalho é coordenado pelo 4º BPM.
Até a noite passada o Comando do Policiamento do Interior (CPI) não havia informado se em outras cidades interioranas do Ceará, onde existe o ´Ronda´ havia sido registrada também paralisação das viaturas, como ocorreu em Fortaleza.
(Fonte: Diário do Nordeste)
´Greve branca´ da PM atinge toda RMF e chega ao Interior
Até por volta das 19 horas, a Ciops havia deixado de atender à 257 ocorrências. Eram chamadas feitas - via telefone - pela população para solucionar ocorrências como assalto, roubo ou furtos de veículos, briga de vizinhos, agressão, ameaça e até registro de som em alto volume. "Desculpe senhor, mas nenhuma ocorrência está sendo atendida. Não há viaturas disponíveis", repetiam as telefonistas da Ciops aos cidadão da Capital durante toda a terça-feira.
Desguarnecida
Na noite de segunda-feira e a madrugada de ontem, a cidade ficou completamente desguarnecida. Em companhias como a 3ª Cia/5º BPM, no Pirambu, as 19 viaturas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) foram ´entregues´ pelos PMs motoristas aos seus superiores. Alegando que os veículos não estavam com seus documentos, os militares se recusaram a dirigi-los. Além disso, argumentavam que não possuem o curso de habilitação para veículos de emergência, conforme exige o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O argumento, no entanto, foi apenas um pretexto dos PMs para cruzarem os braços, pois a categoria vem lutando há meses para que sejam implementadas as suas verdadeiras reivindicações: redução da jornada de trabalho (de 48 para 40 horas semanais), adoção de um plano de saúde e aumento salarial.
No pátio externo do Comando do Policiamento da Capital (CPC), na Praça José Bonifácio, Centro, o quadro visto durante o dia de ontem foi o mesmo da segunda-feira passada. Dezenas de Hilux do Ronda do Quarteirão e das companhias que integram o 5º e o 6º batalhões ficaram estacionadas. Os PMs entregaram as chaves dos carros aos seus comandantes. Alguns informaram que iriam ficar nos quartéis. Outros disseram que fariam o policiamento a pé, como acontecera na tarde anterior. Só na área da 3ª Companhia, 13 bairros ficaram sem patrulhamento entre as 22 horas de segunda-feira e o fim da noite passado. Os Municípios de Caucaia e Maracanaú foram os mais atingidos na Região Metropolitana de Fortaleza.
Trégua
Ainda pela manhã, a movimentação de PMs no Comando do Policiamento da Capital foi intenso e somente por volta de 11 horas os militares deram uma rápida trégua no movimento, quando foram chamados para uma operação de desocupação do ´esqueleto´ do antigo Beco da Poeira, no Centro. Mesmo assim, muitos se dirigiram ao local mostrando-se insatisfeitos. Como a operação acabou não sendo efetivada, a maioria dos PMs foi embora dali mesmo, sem retornar aos quartéis.
Desde domingo passado, os militares iniciaram o que eles chamaram de ´mobilização pelo movimento´. Na semana passada, um encontro realizado no Centro Poliesportivo da Parangaba decidiu pela ´greve branca´ a partir de domingo, quando foi montada a operação ´Tolerância Zero´. No mesmo dia, mulheres de PMs conseguiram fechar o quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), impedindo a tropa de seguir para o estádio castelão para fazer o policiamento do jogo entre Ceará e Fortaleza, decisivo para o Campeonato Cearense.
Durante todo o dia, apenas os policiais da equipe Raio(Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) trabalharam no patrulhamento das ruas. Mas, por volta das 16 horas - durante a troca de turno - os militares daquela unidade de elite também aderiram ao movimento e deixaram de lado o policiamento.
Crimes
Entre a noite de segunda-feira e a tarde de ontem, a Ciops registrou seis casos de homicídio na Grande Fortaleza. Os crimes aconteceram nos bairros Planalto Ayrton Senna, Conjunto São Cristóvão, Vicente Pinzón, Barra do Ceará, Boa Vista e no Novo Maracanaú. Em nenhum dos casos houve prisão em flagrante dos criminosos. Contudo, as autoridades preferiram não atribuir a sequência de mortes à falta de patrulhamento nos locais onde os quatro de morte crimes aconteceram.
No começo da noite passada, após um encontro entre as autoridades e lideranças da categoria, na Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), a expectativa era de que, no turno C (das 22 às 6 horas) o policiamento voltasse à normalidade. Entretanto, até as primeiras horas desta quarta-feira ainda havia muitas viaturas paradas nos pátios ou ruas próximas dos quartéis.
Frota parada
200 viaturas que fazem o patrulhamento diário na Grande Fortaleza ficaram paradas. O setor da Segurança Pública acabou sendo desativado
BRAÇOS CRUZADOS
Tropa demonstra resistência no movimento
Insatisfação e resistência. Este era o clima, ontem pela manhã, entre os policiais militares que continuavam no que chamavam de operação ´Polícia Legal´. Com uma cópia do artigo 145 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nas mãos, que estabelece a obrigatoriedade de ser aprovado em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco para pilotar um veículo como uma viatura, por exemplo, os PMs paravam cada vez mais viaturas nas companhias.
"Não vamos voltar atrás, estamos cumprindo a Lei", disse um soldado. O sargento, ao lado, reforçou. "Precisamos nos unir, aproveitar que o movimento está forte e tem o apoio da sociedade", disse.
É agora
Pátios lotados de viaturas, policiais a pé nas praças. No estacionamento do 5 Batalhão da PM, pelo menos 12 viaturas do Ronda do Quarteirão foram deixadas até ontem pela manhã. Ainda ontem, informações de que o Comando Tático Motorizado (Cotam) e o grupo Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) tinham parado chegavam à Imprensa. "Vamos parar tudo, a hora é agora", divulgavam policiais pela internet.
O movimento ficou tenso no meio da manhã de ontem quando um grupo de PMs dos Batalhão de Choque foi obrigado a deixar o quartel do 5º BPM e ir até o ´esqueleto´, onde ainda pairavam dúvidas sobre a ordem de desocupação dos permissionários.
"Não há uma determinação judicial, os policiais não vão agir sem o resguardo da Lei. Não foi apresentado qualquer mandado de despejo. Os PMs estão apreensivos com essa pressão que vem sofrendo. Pedimos ao governador que haja com sensibilidade", disse Flávio Sabino, vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado do Ceará (Acsce).
Enquanto os PMs cercavam o prédio no Centro, esposas de militares já chegavam ao local para protestar. Na Região Metropolitana o movimento já tinha total adesão dos policiais militares e, em Canindé, um protesto já tinha sido iniciado na tarde de ontem, sinalizando que o Interior do Estado estava aderindo ao movimento.
Na Cavalaria
Enquanto a maioria dos policiais militares se concentravam na área Central de Fortaleza, em outra ´frente´, as integrantes da Associação das Esposas dos Praças Militares continuavam seus protestos. No meio da tarde chegava a informação de que parte do grupo havia se dirigido ao portão principal do quartel da Cavalaria, na Avenida Washington Soares, em Messejana.
Outra parte seguiu para a sede da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), no Centro, para participar da reunião entre a procuradora-geral, Socorro França; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro; e os comandantes da PM, coronel William Alves Rocha, e do Corpo de Bombeiros, João Vasconcelos. Ao encontro também esteve presente o secretário-executivo da SSPDS, coronel PM Joel Costa Brasil.
MOBILIZAÇÃO
Militares vão realizar uma caminhada na Beira-Mar
Para ´engrossar´ o movimento, a Associação dos Praças Militares do Estado do Ceará (Aspramece) prometeu realizar, na manhã do próximo sábado, uma passeata na Avenida Beira-Mar, para chamar a atenção da sociedade cearense sobre os pleitos dos policiais militares.
"Queremos reunir mais de 30 mil pessoas no evento e, para isso, estamos convocando a sociedade em geral para vir se juntar a nós. Queremos também que participem da caminhadas as famílias das vítimas dos mais de 500 homicídios ocorridos este ano", disse o subtenente Pedro Queiroz, presidente da entidade. Segundo ele, o objetivo é repetir o sucesso que foi alcançado na manifestação realizada em defesa da Proposta de Emenda Constitucional de número 300 (a PEC 300), que tenta nivelar os salários dos PMs de todo o País com o soldo dos colegas do Distrito Federal.
IFCE de Canindé inscreve para vestibular
Até o dia 7 de maio estão abertas as inscrições para os exames de seleção e vestibular 2010.2 do IFCE de Canindé. Ao todo, estão sendo oferecidas 140 vagas, sendo 35 para cada um dos quatro cursos: Técnico Integrado em Eventos, Licenciatura em Educação Física, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Gestão do Turismo.
As inscrições são feitas apenas pela internet no site www.caninde.ifce.edu.br.. Para confirmar a inscrição, os candidatos precisam se dirigir à Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando (Rua Paulino Barroso Nº 1289, Bairro Imaculada Conceição), portando o número do protocolo de inscrição, juntamente com comprovante de pagamento da taxa.
Todos os cursos serão diurnos, sendo que o curso de Gestão do Turismo será no período da tarde e os demais serão pela manhã. As taxas de inscrição são de R$ 60,00 para o Vestibular e de R$ 35,00 para o Exame de Seleção. Para se inscrever no Exame de Seleção é necessário ter concluído o Ensino Fundamental. Para concorrer ao Vestibular é necessário ter concluído o Ensino Médio ou curso equivalente.
As provas do Vestibular acontecerão numa única fase no dia 6 de junho, das 8 às 12 horas. As provas do Exame de Seleção acontecerão numa única fase nos dias 13 de junho, das 8 às 12 horas.
SERVIÇO
Mais informações pelo telefone 3343.2232.
(Blog do Eliomar)
Secretaria do Meio Ambiente promove Mutirão
O trabalho envolveu Pastoral da Igreja, Pastoral da Criança, Diretores e Coordenadores da escola, alunos e a comunidade. Foram usados caminhões, carrinhos de mão, pás, enxadas.
O secretario do Meio Ambiente Maninho Barroso, proferiu palestra esclarecendo a população sobre a necessidade da preservação do meio ambiente. Ao final do evento foram recolhidos cerca de 2 toneladas de lixo reciclável. Este material se não fosse recolhido viria parar nas águas do açude São Mateus.
A coordenadora da pastoral da igreja, Maria do Socorro Gomes Lima, disse que a população está muito satisfeita, pois esta é a primeira vez que esse tipo de trabalho é realizado na sua comunidade.
Chico Carlôto
Da / Assessoria de Comunicação
terça-feira, 27 de abril de 2010
Eleições 2010
Pré-Candidato à Presidência José Serra, lembra de visita à Canindé no Twitter
Em posts publicados no microblog, Serra lembrou sua visita em novembro do ano passado à cidade de Canindé, no Ceará, onde participou do seminário "Ceará em Debate", a convite dos tucanos cearenses. O pré-candidato também sugeriu a leitura de uma entrevista que concedeu sobre a Zona Franca de Manaus e que, segundo o ex-governador, "os amazonenes vão gostar".
Em outro texto, Serra disse ter entregue ao Papa Bento XVI, durante a visita do pontífice a São Paulo, uma carta na qual pediu a beatificação de religiosa baiana Irmã Dulce. A freira, que recebeu em abril do ano passado uma homenagem do Vaticano, desenvolveu em Salvador um trabalho de caridade que teve repercussão internacional.
No penúltimo post publicado neste final de semana, Serra lembrou sua infância no bairro da Mooca, em São Paulo, onde foi "criado com filhos de migrantes nordestinos", e disse saber "tudo sobre Luiz Gonzaga". O tucano acrescentou ao texto o link para um vídeo em que aparece no palco ao lado do músico Dominguinhos, durante o tributo a Luiz Gonzaga realizado em São Paulo em julho de 2009.
(Fonte: Estadão)
Primeira Etapa dos Jogos Escolares 2010
Nos dias 17 e 24 de abril, nas escolas CNEC e Paulo Sarasate, foi realizada a primeira etapa dos Jogos Escolares de Canindé – JESCAN 2010, para as modalidades de Natação, Xadrez e Tênis de Mesa, evento promovido pela Prefeitura de Canindé e Secretaria da Educação.
Na piscina da CNEC competiram mais de 200 alunos de 12 a 17 anos. O destaque foi a participação das equipes de natação dos Polos 08 (Transval) e 09 (Targinos) e do distrito de São Serafim, que levou 10 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, sendo o aluno Marco Alan, único medalhista da natação canindeense em Olimpíadas Escolares. Outros .
Nas competições de Xadrez aconteceu o duelo entre duas campeãs cearenses, as alunas Francisca Natalia, da escola Paulo Sarasate, e Aline Fialho, do Educandário Sagrada Família. Francisca Natalia ficou com a medalha de ouro.
No Tênis de Mesa, destaque para os alunos das escolas Carlos Jereissati, Adauto Bezerra e Santa Clara.
A etapa de Natação foi mais uma conquista da Secretaria da Educação Infantil e Fundamental e da Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar, através do Projeto Canindé Olímpico, que tem como objetivo maior transformar o município de Canindé numa referência estadual nas diversas modalidades esportivas, com equipes e alunos de destaque, com formação diferenciada e representatividade nas olimpíadas escolares.
Texto: Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar
Inscrições abertas para a Olimpíada de Língua Portuguesa
As escolas da rede municipal de ensino já estão mobilizadas para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem com objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premiará poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Podem participar professores da rede pública que estiverem lecionando em 2010 e seus alunos de 5º a 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Mais informações podem ser adquiridas no site http://www.escrevendoofuturo.org.br/.
(Clara Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)
Fundação promove Fórum das Linguagens
A Fundação de Cultura e Esportes de Canindé promove no dia 27 de abril de 2010, a partir das 19 horas, na Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas, o Fórum das Linguagens (Artes Cênicas).
O objetivo do Fórum é implantar o Sistema Municipal de Cultura (SMC) e definir as políticas públicas de cultura para o segmento das Artes Cênicas e validar o Plano Municipal de Cultura.
A Fundação de Cultura e Esportes, órgão da Prefeitura de Canindé, é presidida por Michel Brito Almeida.
(Clara Moura - Assessoria de Comunicação - Sec. Educ.)
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Confirmado! Dupla Bruno e Marrone fará show em Canindé


Projeto Canto do Conto realiza oficina Jornal em Ação na Escola
A Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé vem realizando, através do Projeto Canto do Conto, a Oficina Jornal em Ação na Escola em turmas do 7º ao 9º ano das escolas municipais da sede, com apoio total dos secretários Linderval Moura, da Educação, e Manoel Barroso de Araújo, do Meio Ambiente, e da subsecretária Claudia Sousa.
.Só nos meses de março e abril foram atendidos 1.050 alunos das escolas CAIC, Firmino Coelho, Melvin Jones, Valdemar Gomes, Joaquim Magalhães Filho, João Marcelino de Mesquita e Prefeito José Ivan Magalhães.
Os objetivos das Oficinas são trabalhar o tema meio ambiente e mobilizar a sociedade para uma conscientização maior de cidadãos ecológicos, abordar o tema através do manuseio de jornais e incentivar a leitura das matérias que tratem sobre o assunto.
A Oficina Jornal em Ação na Escola é ministrada pelas professoras Lucilene Cosmo, Adriana Rabelo, Ritinha Mendes, Ângela Nunes, Rita de Cássia Vieira e Verônica de Oliveira.
Prefeituras devem enviar frequência escolar de alunos do Bolsa Família
As prefeituras têm até esta quarta-feira, 28, como prazo para informarem a freqüência escolar dos cerca de 16,7 milhões de alunos atendidos pelo Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Resultado parcial dos dados mostra que, até 20 de março, os municípios informaram a presença às aulas de 41 por cento do total de crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos. As informações se referem aos meses de fevereiro e março e devem ser inseridas no sistema do Ministério da Educação. O acompanhamento parcial dos cerca de 1,3 milhão de adolescentes de 16 e 17 chegou a 32 por cento.
(Fonte: Site Ceará Agora)
Canindeense se destaca no rádio

Lucivaldo Coelho - Locultor de brega e forró
Lutiane Alibio Martins - Locultor & Diretor dos programas "A verdade na boca do povo" e "Forrozão da 104,9"
Cleyton Aguiar - Locultor muscia sertaneja
Dário - Locultor & Mixer igreja Assembleia de Deus
Edelsom Moura e Marcia Ferreira - Locultores Amado Batista programa particular