As críticas do governador Cid Gomes (PSB) à precariedade das estradas federais do Ceará confirmaram-se em números. Um levantamento revela que, este ano, o Ceará foi o Estado do Nordeste com o segundo pior volume de investimentos em rodovias federais. Apesar de ter a terceira maior malha viária da Região, foram gastos apenas R$ 49 milhões para a melhoria de suas BRs. Enquanto isso, lugares como Pernambuco e Paraíba, que possuem malha menor que a do Ceará, receberam mais de R$ 100 milhões e R$ 200 milhões, respectivamente.
Os dados enviados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) são uma possível explicação para o problema questionado por Cid em setembro deste ano. Durante reunião com a bancada federal cearense, ocorrida no dia 11 do mês passado, ele reclamou da má conservação das estradas mantidas com recursos da União, alegando que, em estados vizinhos, as rodovias ``são como um tapete``.
Segundo relatos de deputados presentes ao encontro, o governador teria dito que a superintendência local do Dnit não tem destinado os recursos a ações prioritárias, privilegiando obras a partir de interesses políticos.
De acordo com o levantamento feito pelo Jornal O POVO, os R$ 49 milhões investidos nos 3.588 km de rodovias federais no Ceará só são maiores, em números brutos, que o montante executado em Sergipe, que possui a menor malha viária federal do Nordeste (com 411,8 km) - e que, por isso, recebeu apenas R$ 19,5 milhões no ano. Em valores relativos, o Ceará também ficou em penúltimo lugar, perdendo apenas para o Piauí, que recebeu do Governo Federal um total de R$ 54,1 milhões este ano, com uma malha viária maior que a cearense, de 4.409,4 km.
Segundo a assessoria de comunicação do Dnit, os dados levam em conta apenas o que já foi efetivamente pago - sem considerar empenhos -, em ações como restauração e ampliação de estradas. Também não estão inclusos os recursos destinados ao custeio da máquina.
Expectativa
Os dados enviados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) são uma possível explicação para o problema questionado por Cid em setembro deste ano. Durante reunião com a bancada federal cearense, ocorrida no dia 11 do mês passado, ele reclamou da má conservação das estradas mantidas com recursos da União, alegando que, em estados vizinhos, as rodovias ``são como um tapete``.
Segundo relatos de deputados presentes ao encontro, o governador teria dito que a superintendência local do Dnit não tem destinado os recursos a ações prioritárias, privilegiando obras a partir de interesses políticos.
De acordo com o levantamento feito pelo Jornal O POVO, os R$ 49 milhões investidos nos 3.588 km de rodovias federais no Ceará só são maiores, em números brutos, que o montante executado em Sergipe, que possui a menor malha viária federal do Nordeste (com 411,8 km) - e que, por isso, recebeu apenas R$ 19,5 milhões no ano. Em valores relativos, o Ceará também ficou em penúltimo lugar, perdendo apenas para o Piauí, que recebeu do Governo Federal um total de R$ 54,1 milhões este ano, com uma malha viária maior que a cearense, de 4.409,4 km.
Segundo a assessoria de comunicação do Dnit, os dados levam em conta apenas o que já foi efetivamente pago - sem considerar empenhos -, em ações como restauração e ampliação de estradas. Também não estão inclusos os recursos destinados ao custeio da máquina.
Expectativa
Apesar dos números desanimadores, o superintendente do Dnit no Ceará, Guedes Neto, garantiu que, a partir dos próximos meses, mais de R$ 705 milhões serão investidos nas rodovias do Estado. O pacote de obras foi anunciado na última quinta-feira, durante reunião da bancada cearense em Brasília, para a qual ele foi convidado pelo deputado federal José Guimarães (PT).
Sobre as críticas à má conservação das BRs, ele alegou que ``a reclamação é grande porque só agora as obras estão acontecendo``. Ele disse que ``pode provar`` que ``jamais foi feito um volume tão grande de investimentos quanto neste momento``, mas disse que só detalharia a situação ao O POVO se a conversa fosse pessoalmente.
Por causa de uma série de desencontros de agenda, o encontro com Guedes Neto não pôde ser realizado. Por telefone, ele alegou que ``o problema das estradas do Ceará é crônico`` e que ele só pode responder pela situação registrada desde o último um ano e meio, quando ele assumiu o comando do Dnit.
ENTENDA O CASO
>O Dnit estadual é comandado, há um ano e meio, pelo engenheiro Guedes Neto, que chegou ao posto por intermédio do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara (PR), opositor do Governo Cid Gomes (PSB).
>Em reunião com a bancada federal cearense, em 11 de setembro deste ano (a portas fechadas), Cid teria saído do sério ao comentar a situação precária das rodovias federais do Estado, abrindo um cenário de pressão política por melhorias nas estradas.
>Na ocasião, ele teria reclamado que os recursos do Dnit não têm sido destinados a ações prioritárias, mas privilegiado ações só a partir de interesses políticos.
>Diante da pressão, parlamentares decidem marcar reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na ocasião, ele teria sido questionado sobre o porquê da suposta ``discriminação`` com o Ceará no envio de recursos. Nascimento teria estranhado a pergunta e telefonado para Guedes Neto.
>No dia 18 de setembro, os deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e José Linhares (PP) realizam vistoria na BR-222, uma das mais críticas atualmente, com a presença de Guedes Neto.
>Poucos dias depois, Guedes foi convidado a uma reunião com a bancada federal, para apresentar explicações sobre a situação das estradas. O encontro ocorreu na última quinta-feira, quando ele anunciou um volume de R$ 705 milhões em investimentos para estradas no Ceará.
>Ao O POVO, ele garantiu que, em nenhum outro período do Dnit local, tantas obras de restauração e ampliação de estadas ocorreram ao mesmo tempo.
E-Mais
INVESTIMENTO EM ESTRADAS POR UF
Valores registrados no Nordeste até 6 de outubro de 2009:
1º - Pernambuco - R$ 254,9 mi (malha viária: 2.838,1 km)
2º - Bahia - R$ 176,5 mi
(malha viária: 11.235,8 km)
3º - Paraíba - R$ 131,4 mi
(malha viária: 1.668,5 km)
4º - Maranhão - R$ 89 mi
(malha viária: 4.335,7 km)
5º - Rio Grande do Norte - R$ 82,2 mi / (malha viária: 1.792 km)
6º - Alagoas - R$ 62,6 mi
(malha viária: 915,3 km)
7º - Piauí - R$ 54,1 mi
(malha viária: 4.409,4 km)
8º - Ceará - R$ 49,05 mi
(malha viária: 3.588,6 km)
9º - Sergipe - R$ 19,6 mi (malha viária: 411,8 km)
Sobre as críticas à má conservação das BRs, ele alegou que ``a reclamação é grande porque só agora as obras estão acontecendo``. Ele disse que ``pode provar`` que ``jamais foi feito um volume tão grande de investimentos quanto neste momento``, mas disse que só detalharia a situação ao O POVO se a conversa fosse pessoalmente.
Por causa de uma série de desencontros de agenda, o encontro com Guedes Neto não pôde ser realizado. Por telefone, ele alegou que ``o problema das estradas do Ceará é crônico`` e que ele só pode responder pela situação registrada desde o último um ano e meio, quando ele assumiu o comando do Dnit.
ENTENDA O CASO
>O Dnit estadual é comandado, há um ano e meio, pelo engenheiro Guedes Neto, que chegou ao posto por intermédio do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara (PR), opositor do Governo Cid Gomes (PSB).
>Em reunião com a bancada federal cearense, em 11 de setembro deste ano (a portas fechadas), Cid teria saído do sério ao comentar a situação precária das rodovias federais do Estado, abrindo um cenário de pressão política por melhorias nas estradas.
>Na ocasião, ele teria reclamado que os recursos do Dnit não têm sido destinados a ações prioritárias, mas privilegiado ações só a partir de interesses políticos.
>Diante da pressão, parlamentares decidem marcar reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na ocasião, ele teria sido questionado sobre o porquê da suposta ``discriminação`` com o Ceará no envio de recursos. Nascimento teria estranhado a pergunta e telefonado para Guedes Neto.
>No dia 18 de setembro, os deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e José Linhares (PP) realizam vistoria na BR-222, uma das mais críticas atualmente, com a presença de Guedes Neto.
>Poucos dias depois, Guedes foi convidado a uma reunião com a bancada federal, para apresentar explicações sobre a situação das estradas. O encontro ocorreu na última quinta-feira, quando ele anunciou um volume de R$ 705 milhões em investimentos para estradas no Ceará.
>Ao O POVO, ele garantiu que, em nenhum outro período do Dnit local, tantas obras de restauração e ampliação de estadas ocorreram ao mesmo tempo.
E-Mais
INVESTIMENTO EM ESTRADAS POR UF
Valores registrados no Nordeste até 6 de outubro de 2009:
1º - Pernambuco - R$ 254,9 mi (malha viária: 2.838,1 km)
2º - Bahia - R$ 176,5 mi
(malha viária: 11.235,8 km)
3º - Paraíba - R$ 131,4 mi
(malha viária: 1.668,5 km)
4º - Maranhão - R$ 89 mi
(malha viária: 4.335,7 km)
5º - Rio Grande do Norte - R$ 82,2 mi / (malha viária: 1.792 km)
6º - Alagoas - R$ 62,6 mi
(malha viária: 915,3 km)
7º - Piauí - R$ 54,1 mi
(malha viária: 4.409,4 km)
8º - Ceará - R$ 49,05 mi
(malha viária: 3.588,6 km)
9º - Sergipe - R$ 19,6 mi (malha viária: 411,8 km)
(FONTE: Assessoria de Comunicação do Dnit e Plano Nacional de Viação 2009 - Jornal O Povo)
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